(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ato de Trump é boicotado por congressistas negros em meio a acusações de racismo


postado em 30/07/2019 14:25

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou, nesta terça-feira (30), o local do primeiro assentamento permanente de ingleses no país para comemorar os 400 anos de democracia representativa, mas os representantes (deputados) estaduais negros boicotaram o evento por considerá-lo um ato de racismo aberto do republicano.

Trump se encontra no olho do furacão por suas declarações consideradas insultantes e racistas em relação aos cidadãos afro-americanos e a minorias étnicas. Na cerimônia realizada em Jamestown, na Virgínia, ele não parecia, porém, ter pressa para acalmar os ânimos.

"Sou a pessoa menos racista do mundo", disse Trump à imprensa ao deixar a Casa Branca, devolvendo a acusação para um de seus principais acusadores, o proeminente ativista pelos direitos civis Al Sharpton.

Nas últimas duas semanas, o presidente investiu contra quatro congressistas democratas representantes de minorias, contra um respeitado legislador democrata negro de Baltimore e contra Sharpton. Foi acusado de aprofundar, deliberadamente, as divisões raciais para atender à sua base de eleitores brancos da classe trabalhadora de olho na reeleição de 2020.

O discurso desta terça busca celebrar a criação, em 1619, da primeira assembleia legislativa em Jamestown. Foi instalada para governar a incipiente colônia inglesa, precursora da democracia americana.

A cerimônia foi ofuscada pelo ambiente político tensionado pelos recentes ataques de Trump.

Jamestown não foi apenas o lar de alguns dos primeiros colonos europeus nos Estados Unidos, mas também dos primeiros escravos africanos. Isso transformou o lugar em um símbolo da história americana como um refúgio para os imigrantes, mas também como, até 1865, um lugar de escravidão em massa.

Os congressistas afro-americanos da Virgínia disseram que boicotariam a celebração, porque foi "manchada" por Trump.

"É impossível ignorar o emblema do ódio e o desdém que o presidente representa", disseram os legisladores em um comunicado, acusando Trump de usar uma "retórica racista e xenófoba".

Nesta terça, Trump negou que a polêmica racial, a qual rompe todas as normas da política tradicional de Washington, tenha prejudicado sua imagem.

"Os afro-americanos estão ligando para a Casa Branca. Nunca se sentiram tão felizes com o que nosso presidente fez", afirmou, falando de si mesmo.

A AFP não conseguiu verificar a suposta onda de telefonemas para a Casa Branca de forma independente.

Pesquisas de opinião recentes mostram, contudo, que o apoio de Trump entre os eleitores negros em todo país é particularmente baixo.

Além dos ataques aos congressistas, Trump se mostrou especialmente duro contra Baltimore, uma cidade portuária situada perto de Washington. Com população de maioria negra, a localidade é há muitos anos dominada pelos democratas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)