(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Naufrágio deixa 115 imigrantes desaparecidos na Líbia


postado em 26/07/2019 20:45

A Líbia informou nesta sexta-feira, 26, ter recuperado os corpos de 62 imigrantes, após um naufrágio, na véspera, perto de Khoms, cidade situada 120 quilômetros a oeste de Trípoli, na pior tragédia registrada no Mar Mediterrâneo este ano, segundo a ONU.

A Agência de Imigração na capital da Líbia disse que até 350 migrantes estavam a bordo dos barcos que se aproximaram da cidade de Khoms, a cerca de 120 quilômetros a leste de Trípoli.

Os migrantes eram da Eritreia, Egito, Sudão e Líbia, segundo a agência. Autoridades líbias disseram que mais de 130 foram resgatadas desde quinta-feira.

Um dos sobreviventes, da Eritreia, disse que a embarcação começou a virar após de uma hora de navegação. A maioria dos migrantes a bordo eram mulheres, ele disse, e a maioria deles se afogou.

"Todos eles (que se afogaram) eram mulheres ... apenas duas garotas se salvaram", disse ele, sob condição de anonimato por temer por sua segurança.

Dois outros sobreviventes, alocados em uma instalação de desembarque em Trípoli, disseram à Associated Press que cada um pagou entre US $ 200 e US $ 400 a contrabandistas que prometeram chegar às costas da Itália ao pôr do sol na quinta-feira.

Ahmed al-Tayeb, de 32 anos, do Sudão, disse que estava em uma das três embarcações que naufragaram uma hora depois de partir da Líbia na noite de quarta-feira.

O egípcio Mustafa Mahmoud, de 26 anos, disse que os pescadores líbios foram os primeiros a resgatá-los. "Eu vi muitos corpos, dezenas, na água", disse ele. "A maioria era de crianças e mulheres que não sabiam nadar."

Pelo menos uma dúzia de sobreviventes foi levada para um hospital em Khoms, enquanto os demais foram transferidos para diferentes centros de detenção, incluindo Tajoura.

O centro de detenção de Tajoura foi atingido por um ataque aéreo em 3 de julho que matou mais de 50 pessoas e levantou novas preocupações sobre o tratamento dos migrantes na Líbia. A agência de refugiados da ONU exigiu que o centro seja fechado, mas isso não aconteceu.

"Isso está colocando intencionalmente a vida dessas pessoas em risco", disse Vincent Cochetel, enviado especial do ACNUR para o Mediterrâneo Central.

A agência de migração da ONU disse hoje que, uma vez que chegaram, os 84 migrantes foram retirados do centro de detenção e, em vez disso, foram "liberados gradualmente" para a cidade de Tajoura.

A Anistia Internacional pediu sexta-feira aos líderes da UE para "mostrar alguma coragem" e reverter sua decisão de suspender os resgates de migrantes no Mediterrâneo. "As pessoas ainda arriscam suas vidas para vir para a Europa", disse Massimo Moratti, da Anistia.

Nos últimos anos, a União Europeia associou-se à Líbia para impedir que os migrantes façam a perigosa viagem marítima para a Europa. Grupos de direitos humanos dizem que esses esforços deixaram os migrantes à mercê de grupos armados brutais ou confinados em centros de detenção, sem acesso à comida e água limpa.

A UE divulgou um comunicado nesta sexta dizendo estar profundamente entristecida com a tragédia na costa da Líbia e acrescentou que "soluções sustentáveis para busca e salvamento são urgentemente necessárias no Mediterrâneo".

No entanto, também disse que "o atual sistema da Líbia de gerenciar a migração irregular e deter arbitrariamente refugiados e migrantes tem que acabar".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)