(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senado dos EUA aprova prorrogação de fundos para vítimas do 11/9


postado em 23/07/2019 20:14

O Senado americano aprovou nesta terça por ampla maioria um projeto para prorrogar os fundos para os primeiros socorristas e outros feridos durante os ataques de 11 de setembro de 2001, compensando até 2092 quem ajudou a resgatar pessoas e retirar escombros em condições perigosas.

A medida, que prevê bilhões de dólares em fundos, já passou pela Câmara dos Representantes e agora deve ser assinada pelo presidente Donald Trump.

A extensão permanente do Fundo de Compensação às Vítimas do 11 de Setembro põe fim a um capítulo doloroso durante o qual os socorristas afetados e os familiares dos que já morreram foram ao Congresso pedir aos legisladores que prorrogassem o financiamento.

O fundo original pagou até 2004 cerca de 7 bilhões para compensar os familiares de 2.880 pessoas que morreram em 11 de setembro, mais 2.680 lesionados.

O Congresso reabasteceu o fundo em 2011 e 2015, e deveria deixar de aceitar novas solicitações no fim de 2020.

O projeto de lei atual estende a compensação por décadas e permite a distribuição das "somas que sejam necessárias".

O senador Chuck Schumer, de Nova York, descreveu esta terça como "um dia de alívio" para os socorristas, depois de passarem anos pedindo que os fundos fossem reautorizados.

"Graças a Deus essas desculpas e esses atrasos terminam hoje para sempre e nossos socorristas podem ir para casa para cuidar da própria saúde", disse Schumer.

A senadora Kirsten Gillibrand indicou que dez mil pessoas foram diagnosticadas com cânceres relacionados com o 9/11.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)