Jornal Estado de Minas

Estados Unidos acreditam ter derrubado segundo drone iraniano

Os Estados Unidos acreditam ter derrubado um segundo drone iraniano em 18 de julho no estreito de Ormuz, segundo o comandante das Forças Armadas americanas no Oriente Médio.

"Estamos seguros de que derrubamos um drone e talvez tenhamos derrubado um segundo", explicou o general Kenneth McKenzie, em entrevista à rede CBS News.

O presidente americano, Donald Trump, assegurou na quinta-feira passada que uma embarcação americana, o USS Boxer, destruiu no estreito de Ormuz um drone iraniano que se aproximou perigosamente, uma versão que Terrã desmentiu, tachando este anúncio de "acusações delirantes e sem fundamento".

Trump rejeita a versão iraniana, mas o Pentágono não difundiu ainda nenhuma imagem da derrubada.

Região estratégica para o abastecimento mundial de petróleo, o Golfo é cenário de um novo período de turbulências, vinculadas à escaçada de tensões entre Teerã e Washington depois que Trump retirou, em maio de 2018, os Estados Unidos do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, assinado em 2015 em Viena.

Desde maio, o ataque a navios em águas do Golfo, pelos quais Washington culpa Teerã e que estes rejeitam, assim como a destruição de drones, disparou a tensão entre os dois países.

.