(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morreu o ex-primeiro-ministro chinês Li Peng


postado em 23/07/2019 09:31

O ex-primeiro-ministro chinês Li Peng, conhecido por sua responsabilidade na repressão dos protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim em 1989, faleceu aos 90 anos, informou nesta terça-feira (23) um veículo da imprensa estatal.

"Ele faleceu na (segunda-feira) 22 de julho de 2019 às 23h15 (12h15 de Brasília), após uma doença cujo tratamento se mostrou ineficaz", informou a agência de notícias Xinhua, que elogiou um "membro excepcional do Partido Comunista chinês".

Li Peng, primeiro-ministro de 1988 a 1998, ficou conhecido em todo o mundo por ser um dos principais arquitetos da sangrenta repressão aos protestos na Praça da Paz Celestial (Tiananmen).

Na noite de 3 e 4 de junho de 1989, soldados encerraram sete semanas de protestos e greves de fome de estudantes e trabalhadores que exigiam o fim da corrupção e mais democracia.

Li Peng permaneceu no cargo por quase uma década depois da repressão, que supostamente teria matado entre 400 e mais de 1.000 pessoas, números que variam segundo as fontes.

Seu papel em restaurar a ordem na época, no entanto, foi saudado nesta terça-feira pelo regime.

"Durante a turbulência política da primavera e do verão de 1989 (...), o camarada Li Peng (...) adotou medidas decisivas para parar a desordem e apaziguar a agitação contra-revolucionária", comentou a Xinhua.

"Ele estabilizou a situação interna e desempenhou um papel importante nesta grande luta pelo futuro do partido e do país", ressaltou a agência, ecoando o argumento do PCC de que a ordem social era indispensável para dar prosseguimento ao desenvolvimento econômico.

O próprio Li Peng defendeu em diversas ocasiões sua decisão de evacuar os manifestantes pela força.

"Sem essas medidas, a China teria enfrentado uma situação ainda pior do que na antiga URSS ou no leste europeu", disse ele em uma visita à Áustria em 1994, em um momento em que o isolamento da China seguindo os eventos de 1989 estava começando a desaparecer.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)