Jornal Estado de Minas

Irã diz estar ajudando um "petroleiro estrangeiro"

O Ministério das Relações Exteriores do Irã disse na terça-feira que a República Islâmica está ajudando "um petroleiro estrangeiro que sofreu um problema técnico" no Golfo, depois de receber uma mensagem de socorro.

"De acordo com as leis internacionais as forças iranianas se aproximaram" do navio "e, com a ajuda de um rebocador, o levaram para as águas iranianas para realizar os reparos necessários", declarou o porta-voz do ministério, Abas Musavi, segundo a conta oficial do governo no Twitter.

Mais cedo, a organização TankerTrackers, especializada no seguimento de cargas de petróleo, havia informado que o petroleiro "Riah", com bandeira panamenha e que realiza trajetos de ida e volta no estreito de Ormuz para abastecer outros navios, havia entrado na águas iranianas no dia 14 de julho.

Segundo a TankerTrackers, o sinal do sistema de identificação automática do cargueiro foi interrompido naquele momento. A última posição conhecida de "Riah" foi no Estreito de Ormuz, em frente à ilha de Qeshm.

A tensão em torno do Estreito de Ormuz, onde quase um terço do petróleo do mundo é transportado pelo mar, aumentou nas últimas semanas por conta de uma série de situações, que incluem ataques de origem não identificada contra petroleiros, a destruição de um avião não-tripulado americano por parte do Irã, que afirma que sobrevoava seu espaço aéreo, o que Washington negou.

.