(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mísseis encontrados em base pró-Haftar na Líbia pertencem à França


postado em 10/07/2019 17:31

A França admitiu nesta quarta-feira (10) que os mísseis de fabricação americana encontrados em uma base do marechal líbio Khalifa Haftar perto de Trípoli, lhe pertencem, mas negou ter fornecido o armamento aos rebeldes, o que violaria o embargo da ONU em vigor na Líbia.

"Os mísseis Javelin encontrados em Gharian (oeste) pertencem ao exército francês, que os havia comprado dos Estados Unidos", declarou à AFP o ministério francês da Defesa, confirmando uma informação publicada no New York Times.

O jornal americano atribuiu na terça-feira à França a propriedade dos mísseis Javelin, descobertos em junho pelas forças leais ao Governo do Acordo Nacional (GNA) em uma base tomada do marechal Haftar, o homem forte do leste líbio, que lançou em abril uma ofensiva na capital.

"Estas armas eram destinadas à autoproteção de um destacamento francês mobilizado com fins de Inteligência antiterrorista", explicou o ministério francês, que ao mesmo tempo confirmou a presença de forças francesas em território líbio.

Estas munições, "danificadas e inutilizáveis", foram "armazenadas temporariamente em um depósito para sua destruição" e "não foram transferidas às forças locais", assegurou Paris, que negou tê-las fornecido às tropas do marechal Haftar, mas não explicou como foram parar em suas mãos.

Estas armas estavam nas mãos das "nossas tropas para sua própria segurança" e "nunca se pensou vender, dar, emprestar ou transferir estas munições a ninguém na Líbia", insistiu o ministério, que tampouco explicou porque estas munições, armazenadas em um país em guerra, não foram destruídas rapidamente.

As forças leais ao GNA, reconhecido pela ONU, se apoderaram durante a tomada de Gharian de uma série de armas de fabricação estrangeira, que apresentaram à imprensa. Entre as armas, havia três mísseis Javelin.

Washington abriu uma investigação para descobrir como estes mísseis de fabricação americana chegaram a um país teoricamente submetido a um embargo de armas rigoroso desde 2011.

- Chegada de armas -

Inicialmente suspeitou-se que estes mísseis Javelin pertencessem aos Emirados Árabes Unidos, mas este país negou categoricamente.

Segundo o New York Times, o Departamento de Estado americano concluiu recentemente, com base em seus "números de série", que os mísseis Javelin "foram vendidos originalmente à França".

Paris tinha comprado 260 mísseis Javelin dos Estados Unidos em 2010, segundo a Agência de Cooperação para a Segurança e a Defesa do Pentágono, citada pelo New York Times.

A França admitiu ter proporcionado informação de Inteligência ao marechal Haftar na luta antijihadista no leste e no sul do país, mas negou qualquer tipo de apoio militar em sua ofensiva contra Trípoli.

Apesar do embargo, nos últimos três meses houve informes sobre entregas de armas à Líbia, o que levanta suspeitas de uma guerra por procuração entre as potências regionais.

Fayez Al Sarraj conta com o apoio da Turquia e do Catar. Khalifa Haftar com o do Egito e dos Emirados Árabes Unidos e com o apoio, pelo menos político, dos Estados Unidos e da Rússia.

Especialistas da ONU estão investigando uma possível envolvimento militar de Emirados Árabes Unidos na Líbia, após os lançamentos de mísseis ar-terra da Blue Arrow em abril com aviões teleguiados Wing Loong fabricados na China, que são utilizados pelo exército emiradense.

Paralelamente, em maio, o GNA publicou fotos de dezenas de tanques turcos no cais do porto de Trípoli.

Em três meses de combate, mil pessoas, entre elas dezenas de migrantes, morreram na Líbia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)