(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Busto de Tutancâmon é leiloado por 6 milhões de dólares em Londres


postado em 04/07/2019 16:49

Um busto de 3 mil anos de antiguidade que representa o jovem faraó egípcio Tutancâmon foi leiloado nesta quinta-feira em Londres por seis milhões de dólares, apesar dos protestos por parte do Cairo.

A casa de leilões Christie's vendeu a relíquia de quartzito, de 28,5 centímetros de altura, por 4.746.250 de libras esterlinas (5.970.000 de dólares ou 5.290.000 de euros) em uma de suas vendas mais polêmicas em muitos anos.

Não foi fornecida nenhuma informação sobre o comprador.

O arqueólogo egípcio e ex-ministro das Antiguidades Zahi Hawass considera que a obra "saiu do Egito nos anos 1970 porque nessa época outros objetos antigos da mesma natureza foram roubados do Templo de Karnak", em Luxor.

"A Christie's não sabe nos dizer quando foi roubado" e "os proprietários forneceram informações falsas", afirmou em declarações à AFP, depois que o executivo do Cairo pediu, em junho, que a casa de leilões cancelasse a venda desta peça e de outros objetos do antigo Egito.

Esta polêmica se enquadra em um debate de longa data sobre o retorno das obras de arte a seus países de origem, como ilustrado na questão dos frisos do Partenon conservados no Museu Britânico de Londres e reivindicados por Atenas durante décadas.

O Chile negocia há meses com este museu para recuperar, talvez como empréstimo a longo prazo, o moai Hoa Hakananai'a, o de maior valor espiritual para a Ilha de Páscoa, situada no Pacífico sul.

O busto em litígio faz parte da Coleção Resandro, uma das coleções privadas mais renomadas do mundo, e foi exposto em várias ocasiões nos últimos anos, ressalta a Christie's.

A escultura foi comprada em 1985 de Heinz Herzer, um vendedor com sede em Munique. Anteriormente estava nas mãos de Joseph Messina, um vendedor austríaco, que a havia adquirido por volta de 1973-1974 do príncipe Wilhelm von Thurn und Taxis, que a teria tido em seu poder desde os anos 1960.

Os ministérios das Relações Exteriores e das Antiguidades egípcios lamentaram em um comunicado que a Christie's organizou na quarta-feira uma primeira venda de objetos egípcios apesar das "legítimas reclamações egípcias das últimas semanas", relativas, entre outras coisas, à obtenção de certificados de aquisição das obras.

Antes dos leilões, a embaixada do Egito no Reino Unido lamentou "que a sala de vendas tenha previsto realizar um novo leilão de artesanatos egípcios, entre eles o busto de Tutancâmon, sem garantir (a obtenção) de documentos" necessários para a venda.

"É extremamente importante estabelecer a propriedade recente (da obra) e a legalidade da venda, o que fizemos com toda a clareza", reagiu uma porta-voz da Christie's contatada pela AFP.

Coroado por volta do ano 1333 a.C., Tutancâmon é o faraó egípcio mais famoso da História devido à incrível descoberta de sua tumba, intacta, no Vale dos Reis em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter e seu rico mecenas Lord Carnarvon.

Filho do faraó Akhenaton, marido da lendária rainha Nefertiti, o "menino faraó" chegou ao poder aos nove anos de idade e morreu dez anos depois de malária combinada com uma doença óssea.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)