(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senadora Harris se destaca em debate democrata diante de um Biden vulnerável


postado em 28/06/2019 18:07

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, favorito nas pesquisas para a indicação democrata para as eleições presidenciais, se mostrou na quinta-feira vulnerável aos ataques de seus concorrentes, interpelado principalmente pela senadora Kamala Harris, no segundo dia de debates entre os pré-candidatos do partido para 2020.

Harris, representante da Califórnia e a única mulher negra na disputa, exibiu seu talento político e ambições durante o encontro, especialmente quando reprovou Biden por ter trabalhado com racistas e ao recordar uma posição adotada pelo ex-vice-presidente na década de 1970 em relação à segregação racial na educação pública.

Na sexta-feira, Harris colheu os frutos de seu desempenho e disse em entrevista a uma emissora de TV que tem "grande respeito" pelo ex-vice-presidente, mas também tem a vontade de vencer as primárias democratas, para derrotar Donald Trump em 2020 e se tornar a primeira mulher negra a presidir a maior potência mundial.

De Osaka, sede da cúpula do G20, o presidente Donald Trump aproveitou o tropeço de Biden para detonar mais uma vez o pré-candidato democrata.

"Estou no Japão no G-20, representando bem o nosso País, mas ouvi que não foi um bom dia para Joe, o dorminhoco", escreveu Trump nesta sexta-feira no Twitter, acrescentando que Biden estava "esgotado".

- O ataque de Harris -

O debate democrata foi apresentado em duas partes, com dez candidatos cada noite, devido à inusitada quantidade de interessados em disputar o posto na Casa Branca.

Durante a segunda parte, na noite de quinta-feira, a senadora Harris, quarta colocada nas pesquisas de inteção de voto, levou por um momento a discussão com Biden para o campo racial.

"Eu não creio que você seja racista ", disse," mas foi doloroso ouvi-lo falar sobre a reputação de dois senadores dos Estados Unidos que construíram sua reputação e carreira na segregação racial", concluiu Harris.

A senadora estava se referindo a um escândalo desencadeado recentemente quando o político septuagenário declarou que havia trabalhado com segregacionistas no Senado anos atrás.

"Isso é uma descrição errônea do meu trabalho", respondeu Biden. "Eu não elogiei os racistas".

O ataque de Harris continuou destacando que Biden, sendo senador, foi contrário na década de 1970 ao fim da segregação racial nas escolas, o que nos Estados Unidos se conhece informalmente como "busing", em alusão aos ônibus que levam crianças de suas casas em bairros de negros para escolas em bairros de brancos.

"Havia uma garotinha na Califórnia que pertencia à segunda geração que ia de ônibus para a escola todos os dias. Essa garotinha era eu", disse Harris, visivelmente comovida.

- Uma situação horrível -

Os pré-candidatos da quinta-feira discutiram também sobre "a situação horrível" causada pelo presidente Trump, a "ameaça existencial" da mudança climática, o porte de armas e um sistema de saúde amplo.

"Donald Trump nos colocou numa situação horrível. Nós temos uma enorme desigualdade de renda", disse Biden, prometendo eliminar as reduções de impostos que Trump entregou aos mais ricos.

Bernie Sanders, o outro septuagenário do debate, se uniu a seu adversário ao afirmar que o presidente é "um mentiroso patológico e um racista que já mentiu para o povo americano "durante sua campanha".

"A saúde pública é um direito humano e não algo para ser explorado ", continuou Sanders, que perdeu em 2016 a pré-candidatura para Hillary Clinton.

No debate de quarta-feira, a senadora Elizabeth Warren -terceira nas pesquisas- se consolidou como pré-candidata de primeiro nível com seu discurso anti-Wall Street.

- Soluções na imigração -

A crise na fronteira, a detenção de crianças imigrantes em péssimas condições e a foto de um salvadorenho e sua filha afogados no Rio Bravo provocaram pronunciamentos apaixonados na quarta e na quinta sobre as políticas de imigração.

Harris disse que a primeira coisa que faria ao assumir o governo seria devolver aos "dreamers" (jovens imigrantes ilegais criados no país) um status legal e eliminar os centros de detenção para imigrantes.

Biden concordou que era "indigno" que crianças retidas careçam de pasta de dentes, sabonete e roupa limpa nos refúgios para imigrantes.

No debate de quarta-feira, Julián Castro, ex-secretário de Urbanismo de Barack Obama e que aspira ser o primeiro presidente hispânico dos Estados Unidos, disse que seu primeiro ato será descriminalizar a travessia da fronteira e eliminar a política de "tolerância zero" de Trump.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)