(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Colômbia pede à OEA que avalie tratar como refugiados migrantes venezuelanos


postado em 28/06/2019 17:55

A Colômbia propôs nesta sexta-feira (28) na Assembleia Geral da OEA harmonizar a resposta regional frente à migração de venezuelanos castigados pela crise, e considerar a opção de dar a eles tratamento de refugiados.

"O necessário (...) neste momento é que avancemos na tomada de decisões de natureza regional mediante a harmonização de medidas" migratórias, informou o chanceler Carlos Holmes Trujillo no marco da reunião da OEA que é celebrada até essa sexta-feira na cidade de Medellín.

Holmes fez o pedido aos países-membros à luz do relatório apresentado mais cedo por um grupo de trabalho do organismo sobre os efeitos do êxodo maciço de venezuelanos.

Os especialistas propuseram outorgar o status de refugiados aos migrantes para garantir sua "proteção permanente com direito a identidade, acesso a serviços, como saúde e educação", assim como "a oportunidade de inserir-se nos mercados de trabalho".

"Acho que este material que recebemos hoje deve ser matéria de discussão", informou o chanceler colombiano no último dia de deliberações.

De acordo com a ONU, quatro milhões de pessoas emigraram da Venezuela desde 2015 devido à crise econômica, enquanto um quarto da população venezuelana - equivalente a sete milhões de pessoas - requer atenção humanitária urgente.

Somente a Colômbia, que compartilha uma fronteira de 2.200 quilômetros com a Venezuela, recebeu 1,3 milhão de migrantes.

No entanto, Peru e Equador, segundo e terceiro país receptores dessa migração, demonstraram mais reservas sobre a possibilidade de ampliar suas facilidades migratórias.

O chanceler do Peru, Néstor Popolizo, enfatizou a necessidade de regular o fluxo, para que se "tenha a máxima segurança, não somente para o migrante venezuelano que chegar, mas para os países de acolhida".

Já o chanceler do Equador, José Valencia, insistiu na necessidade de uma migração "ordenada e regularizada" para evitar surtos de xenofobia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)