(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acordo Mercosul-UE vai melhorar exportações argentinas, diz chancelaria


postado em 28/06/2019 15:13

O acordo de associação estratégica entre o Mercosul e a União Europeia (UE) vai facilitar as exportações de bens e serviços da Argentina, afirmou nesta sexta-feira a Chancelaria de Buenos Aires, após classificar o entendimento como "histórico".

"O acordo alcançado garante os principais objetivos traçados pelos países do Mercosul, já que melhora as condições de acesso de bens e serviços para nossas exportações", afirmou o Ministério de Relações Exteriores em comunicado.

O governo do presidente Mauricio Macri celebrou que o tratado "permite um tempo de transição para a abertura comercial aos bens e serviços europeus e preserva ferramentas de desenvolvimento industrial em campos como propriedade intelectual, compras públicas e defesa comercial".

O acordo "é um antes e um depois da integração internacional da Argentina" e "fortalece internamente o Mercosul", diz a declaração.

O pacto contempla um período de transição e será implementado gradualmente "em períodos que garantem um processo de adequação da economia argentina à concorrência internacional", esclareceu a nota.

O acordo alcançado nesta sexta-feira em Bruxelas coroa 20 anos de negociações e implica "na integração de um mercado de 800 milhões de habitantes, quase um quarto do PIB mundial e com mais de 100 bilhões de dólares de comércio bilateral de bens e serviços".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)