Jornal Estado de Minas

Argentina desmantela quadrilha que contrabandeava armas para Brasil

Uma megaoperação da polícia argentina apreendeu cerca de mil armas, de diversos tipos, quase 30 mil balas, explosivos, granadas, minas antitanque e um canhão, além de deter 17 suspeitos de integrar uma quadrilha que contrabandeava armamento para o Brasil, informou nesta quarta-feira o ministério da Segurança.

Trata-se da "apreensão de armas mais importante da história" da Argentina, com base em uma "megaoperação que permitiu identificar a ação de uma quadrilha dedicada ao tráfico de armas", destacou o ministério.

"Temos um arsenal em Buenos Aires, outro em Rio Negro (sul) e outro em Córdoba (centro). Todas estas armas faziam uma triangulação: de Estados Unidos e Europa para a Argentina, onde eram montadas e seguiam para Pedro Juan Caballero, no Paraguai, para serem enviadas ao Brasil", precisou o comunicado oficial.

A operação foi batizada de Palak, o nome do navio português que trazia os componentes das armas. "Estamos falando de umas mil armas que eram montadas aqui, na Argentina", declarou a ministra da Segurança, Patricia Bullrich.

A operação foi deflagrada ao final de oito meses de trabalho de Inteligência.

As armas eram enviadas dos Estados Unidos para a Argentina, e os carregadores saíam da Alemanha, passavam pela Espanha e chegavam à Holanda, de onde seguiam de navio para Buenos Aires.

Após ser montado na Argentina, o armamento era enviado ao Brasil utilizando uma empresa de transporte de passageiros paraguaia.

Entre o armamento apreendido havia granadas, fuzis de assalto FAL, Colt M4 e AK47, metralhadoras pesadas Browning, um canhão Oerlicon, 30 mil balas de diferentes calibres, minas antitanque e aparelhos de visão noturna.

.