(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA discutirão no Barein plano de paz rejeitado pelos palestinos


postado em 24/06/2019 15:25

Delegações financeiras internacionais são aguardadas no Barein, na véspera da conferência de paz organizada pelos Estados Unidos, que pretende arrecadar bilhões de dólares para os palestinos, que rejeitam a iniciativa por não incluir uma solução política do conflito com Israel.

Liderado pelo genro e conselheiro do presidente americano Donald Trump, Jared Kushner, o encontro com o nome "Da paz à prosperidade" é o capítulo econômico de um plano para resolver o conflito entre israelenses e palestinos, cuja apresentação foi adiada várias vezes.

A reunião começará na terça-feira com um jantar em um hotel luxuoso do Barein que, como outros Estados árabes do Golfo, começa a estabelecer uma causa comum com Israel por sua hostilidade compartilhada contra o Irã.

O governo americano pretende arrecadar mais de 50 bilhões de dólares para os palestinos para grandes projetos de infraestruturas, educação, turismo e comércio.

Os ministros das Finanças dos países árabes do Golfo, o secretário americano do Tesouro, Steven Mnuchin, e a diretora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, estão entre os convidados.

A Autoridade Palestina boicota o encontro, ante a ausência de menção ao fim da ocupação israelense.

"Este evento econômico não faz sentido", declarou o primeiro-ministro Mohammad Shtayyeh durante uma reunião do governo palestino. "O que Israel e Estados Unidos tentam fazer agora é simplesmente normalizar suas relações com os árabes às custas dos palestinos".

"Precisamos de apoio econômico, dinheiro e de assistência, mas antes de mais nada precisamos de uma solução política Não podemos aceitar que os Estados Unidos limitem todo (o conflito) a uma questão econômica", destacou no domingo o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

Nesta segunda, centenas de palestinos protestaram em Ramallah, Nablus e Hebron, e na Cisjordânia ocupada, contra a conferência do Bahrein.

A administração americana afirmou que tenta abordar um novo enfoque para acabar com o conflito israelense-palestino, com um plano que pode ser publicado em novembro, após as eleições legislativas em Israel.

Mas, de acordo com fontes do governo americano, o plano não mencionará a chamada "solução de dois Estados", israelense e palestino, um objetivo defendido durante anos por Washington.

Israel, que estará presente no Barein, criticou os dirigentes palestinos. "Não entendo como os palestinos rejeitaram o plano antes mesmo de saber o que continha", afirmou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Israel, que impõe um bloqueio há mais de 10 anos à Faixa de Gaza governada pelo movimento islamita Hamas, celebra a possibilidade de desenvolver a economia palestina.

Mas Netanyahu também fala sobre anexar uma parte da Cisjordânia, o que poderia acabar com a "solução de dois Estados".

Os dirigentes palestinos bloquearam qualquer contato com a administração Trump para protestar contra a decisão americana de reconhecer Jerusalém como capital de Israel em dezembro de 2017.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)