(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sai primeira sentença no escândalo de compra de vagas em universidades dos EUA


postado em 12/06/2019 19:55

Um funcionário do departamento de esportes da Universidade de Stanford (Califórnia), declarado culpado no escândalo de compra de vagas em universidades de prestígio por filhos de famílias ricas, foi condenado nesta quarta-feira a dois anos de liberdade condicional, na primeira sentença neste caso que abala a sociedade americana.

John Vandemoer, de 41 anos e ex-responsável pelas equipes de vela de Stanford, se declarou culpado em março por ter recebido 610 mil dólares para recomendar estudantes para a equipe, apesar de não serem bons, para facilitar assim a entrada deles na universidade.

De acordo com a sentença, Vandemoer terá de cumprir os primeiros seis meses de pena na própria residência e pagar uma multa de 10.000 dólares.

Em março passado, 50 pessoas foram declaradas culpadas no escândalo da compra de vagas em universidades de destaque, entre elas 33 pais milionários, administradores de exames de admissão universitária e treinadores esportivos.

O chefe do esquema, William Rick Singer, chegou a cobrar até 6,5 milhões de dólares para garantir uma vaga, através de falsificação dos exames de admissão ou subornos de funcionários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)