(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pompeo garante que EUA combaterá poluição plástica


postado em 11/06/2019 19:13

O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, prometeu nesta terça-feira que os Estados Unidos contribuirão com os esforços internacionais para enfrentar a poluição plástica, rebatendo as críticas de que Washington impede o consenso sobre a necessidade de se limpar os oceanos.

Ao ser questionado no Senado americano sobre se os Estados Unidos estão detendo os esforços internacionais sobre o tema, Pompeo respondeu: "Isto é importante e uma prioridade" para o governo americano.

"Espero que minha equipe não esteja fazendo corpo mole. Não deveríamos fazer isto e vou agir se for este o caso", disse Pompeo, sem precisar ações específicas.

A cada ano, cerca de oito milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos, provocando a morte de um milhão de aves e de mais de 100 mil mamíferos marinhos, segundo a ONU.

No mês passado, cerca de 180 países acertaram em Genebra a criação de um marco legal para regulamentar os rejeitos plásticos, mas os Estados Unidos não participaram porque não integram o Convênio da Basileia, uma tratado da ONU de 1989 que regula o transporte de rejeitos perigosos.

Ativistas ambientais afirmam que Washington desalentou outros países que pretendiam endurecer o Convênio da Basileia, sob o argumento de que precisa de mais tempo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)