Jornal Estado de Minas

Quatro passageiros de trem morrem de calor na Índia

Quatro passageiros de um trem sucumbiram ao calor extremo no norte da Índia, que nas últimas semanas alcançou entre 45 e 50ºC, disseram autoridades ferroviárias nesta terça-feira.

Os passageiros iniciaram seu trajeto na segunda-feira à tarde em Agra (norte), a cidade do emblemático Taj Mahal, e estavam indo para Coimbatore, no sul da Índia. Viajavam em vagões sem ar condicionado, nas classes mais baratas.

"Quando o trem se aproximava Jhansi (200 km ao sul de Agra), recebemos um telefonema da tripulação a bordo, indicando que um dos passageiros tinha perdido a consciência", disse à AFP Ajit Kumar Singh, um porta-voz da companhia ferroviária.

"Enviamos uma equipe médica para a estação, mas descobriram que três dos passageiros já estavam mortos", acrescentou. Uma quarta vítima sucumbiu no hospital.

"O calor parece ter sido um fator", disse Singh. O termômetro atingiu cerca de 47°C na segunda-feira nesta região.

Um passageiro que estava entre o grupo de viajantes disse à imprensa local que o vagão se transformou em um forno.

"Pouco depois de deixar Agra, o calor se tornou insuportável e as pessoas começaram a se queixar de problemas respiratórios e a se sentir mal", disse o homem, citado pela News18. "Antes que eles pudessem obter ajuda, desmaiaram".

.