(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE está disposta a renegociar acordo do Brexit, diz chanceler britânico


postado em 09/06/2019 14:43

O ministro britânico das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, um dos candidatos ao cargo da ex-premiê Theresa May, disse neste domingo (9) que a chanceler alemã, Angela Merkel, sinalizou que a União Europeia (UE) está disposta a renegociar o acordo do Brexit.

Hunt, um dos muitos candidatos conservadores na disputa pela vaga de May após sua renúncia à liderança do partido, na sexta-feira, contou ter conversado com Merkel durante as cerimônias esta semana pelo 75º aniversário do Desembarque na Normadia.

Segundo ele, a chanceler está convencida de que é possível mudar o acordo de May.

"Ela disse que, 'claro que, com um novo primeiro-ministro britânico, devíamos olhar para todas as soluções que temos'", declarou Hunt à Sky News.

"Tenho toda certeza de que, se tivermos a abordagem correta para isso, os europeus estarão dispostos a negociar o pacote", acrescentou.

Hunt não disse se estava se referindo ao acordo de retirada do Reino Unido da UE legalmente vinculante, o qual o bloco insistiu em que não pode ser reaberto, ou à declaração política que acompanhará as futuras relações.

No ano passado, May chegou a um acordo com a UE, mas o Parlamento britânico rejeitou o pacote três vezes. Isso levou a dois adiamentos do Brexit - o último deles, para 31 de outubro.

Uma porta-voz do governo alemão disse que não comentaria "o conteúdo das conversas confidenciais" do primeiro-ministro. Ela se referiu, porém, ao que Merkel afirmou após a reunião do Conselho Europeu em abril, ou seja, "que isso ainda é válido".

"Mais uma vez deixamos claro que o acordo de saída se aplica, que não será modificado e que certamente podemos falar sobre relações futuras", disse Merkel em abril.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)