(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente da Moldávia dissolve Parlamento e convoca eleições


postado em 09/06/2019 09:55

O presidente moldávio em exercício, Pavel Filip, dissolveu o Parlamento neste domingo (9) e convocou novas eleições para tirar essa antiga república soviética da crise em que se encontra mergulhada há várias semanas.

Primeiro-ministro nomeado presidente em exercício após a suspensão, hoje, do presidente pró-Moscou Igor Dodon por parte da Corte Constitucional, Filip assinou, tão logo assumiu o cargo, os decretos de dissolução do Parlamento e de convocação para eleições em 6 de setembro, anunciou a Presidência.

Em entrevista coletiva, Filip explicou que seu antecessor havia se negado a sancionar esse decreto de dissolução, depois da decisão da Corte Constitucional, ontem, sobre o tema.

Em resposta a um pedido da segunda maior força política do Parlamento, o Partido Democrata, a Corte decidiu, neste domingo pela manhã, suspender Dodon de suas funções.

O Parlamento moldávio havia aprovado no sábado a integração de um governo proveniente de uma inédita aliança entre forças pró-russas e pró-europeias para resolver a crise política instalada desde as eleições legislativas de fevereiro. Desse pleito não saiu nenhuma maioria clara.

Pequena nação de 3,3 milhões de habitantes situada entre a Ucrânia e a Romênia, a Moldávia luta para sair de sucessivas crises políticas e se vê, com frequência, afetada por escândalos político-financeiros, como a descoberta, em 2016, de que um total de 1 bilhão de dólares (15% de seu PIB) desapareceu de três bancos do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)