Publicidade

Estado de Minas

Trump anuncia acordo com México sobre imigração e suspende tarifas


postado em 07/06/2019 22:26

O presidente Donald Trump disse nesta sexta-feira que Estados Unidos e México chegaram a um acordo sobre imigração e que não haverá mais a imposição de tarifas contra os mexicanos envolvendo a questão.

"Tenho o prazer de lhes informar que os Estados Unidos obtiveram um acordo com o México. As tarifas programadas para serem implementadas na segunda-feira contra o México estão suspensas indefinidamente", escreveu o presidente no Twitter.

"O México, por sua vez, concordou em adotar medidas enérgicas para deter a maré de emigração através do México em direção à nossa fronteira sul. Isto se está fazendo para reduzir ou eliminar em grande medida a imigração ilegal que vem do México para os Estados Unidos".

Trump fez o anúncio ao final de três dias de negociações em Washington entre funcionários de sua administração e do governo de Andrés Manuel López Obrador (AMLO), nas quais os Estados Unidos exigiam do México maior firmeza na repressão aos emigrantes e um acordo para que todos os pedidos de asilo fossem resolvidos no território mexicano.

López Obrador celebrou o acordo no Twitter: "graças ao apoio de todos os mexicanos foi possível evitar a imposição de tarifas aos produtos mexicanos exportados para os Estados Unidos".

"Nos reuniremos para celebrar amanhã, em Tijuana, às 5 da tarde".

O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, que liderou a delegação em Washington, tuitou: "Não haverá mais a aplicação de tarifas por parte dos Estados Unidos. Obrigado a todas as pessoas que nos apoiaram mostrando a grandeza do México".

Decidido a forçar o México a deter o crescente fluxo migratório em direção aos EUA, Trump havia anunciado na semana passada a adoção de tarifas sobre todos os produtos mexicanos a partir de 10 de junho, começando por 5% e aumentando mensalmente até 25%.

A medida era potencialmente desastrosa para o México, que destina 80% de suas exportações aos EUA.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade