(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jovem suspeito de querer realizar atentado na Times Square é preso


postado em 07/06/2019 16:49

Ashiqul Alam, um bengali de 22 anos residente de Nova York e suspeito de planejar um atentado na Times Square, foi acusado de comprar duas armas com números de série apagados, informou a Justiça americana nesta sexta-feira.

Alam, que foi detido nesta quinta-feira e que segundo o FBI planejava um ataque contra um político de alto escalão não identificado e contra policiais, comparecerá nesta sexta-feira à juíza Cheryl Pollak, da corte federal do Brooklyn.

"Como aponta a acusação, Ashiqul Alam comprou armas ilegais como parte de seu plano para matar policiais e civis em um ataque terrorista na Times Square", disse Richard Donaghue, procurador do Distrito Leste de Nova York, em um comunicado.

"O que eu não sabia era que estava comprando armas de agentes do governo, que monitoravam seus planos" desde agosto de 2018, acrescentou.

O Ministério Público do Distrito Leste disse que Alam, morador do bairro de Jackson Heights, no Queens, e que possui residência e permissão de trabalho nos Estados Unidos, disse que queria lançar uma granada na Times Square porque poderia "abater pelo menos oito pessoas".

"Alam discutiu sobre armas, coletes suicidas, granadas de mão e vigiou alvos com multidões em Nova York, como Times Square", disse o chefe de polícia de Nova York, James O'Neill.

Em janeiro, Alam, que agia sozinho, fez várias visitas de reconhecimento à Times Square, filmou um vídeo com seu smartphone e considerou várias maneiras de realizar o ataque, segundo a acusação.

Alam fez mais do que simplesmente falar sobre um ataque ou desejar um ataque, e começou a concretizar suas ideias ao comprar as duas armas Glock G19 oferecidas pelo agente à paisana (que também lhe ofereceu apagar os números de série), ressaltou.

A Times Square, principal ponto turístico de Nova York, é regularmente alvo de ataques ou de tentativas de atentados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)