(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

México informa aos EUA envio de 6 mil agentes à fronteira com Guatemala


postado em 06/06/2019 22:03

O México informou aos Estados Unidos que enviará 6 mil homens da Guarda Nacional à fronteira com a Guatemala, por onde nos últimos meses entraram milhares de emigrantes em direção ao território americano, informou nesta quinta-feira o chanceler Marcelo Ebrard.

"Explicamos que são 6 mil homens e vão ficar estacionados lá", disse Ebrard a jornalistas em Washington, ao final do segundo dia de negociações visando evitar a imposição de tarifas americanas sobre produtos mexicanos, a partir da próxima segunda-feira.

O presidente Donald Trump ameaçou na semana passada aplicar tarifas sobre as importações mexicanas a partir de 10 de junho, começando por 5% e aumentando mensalmente até 25% caso o México não detenha o fluxo de emigrantes em direção aos EUA.

Ebrard admitiu que ainda não há um acordo e declarou que as conversações prosseguirão nesta sexta-feira, após um intenso dia de trabalho no departamento de Estado.

"A administração apresentou seus pontos de vista, e nós os nossos. Amanhã teremos outra sessão pela manhã e seguiremos em frente".

O governo mexicano informou que o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Víctor Manuel Villalobos, e a secretária da Economia, Graciela Márquez, voltaram ao México nesta quinta.

Trump, que está na Europa, volta a Washington na tarde desta sexta-feira e é pouco provável que haja uma solução sem a sua presença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)