(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Premiê sérvia é declarada 'persona non grata' em Kosovo


postado em 30/05/2019 15:13

A primeira-ministra sérvia, Ana Brnabic, foi declarada "persona non grata" por Kosovo, nesta quinta-feira (30), por causa de declarações consideradas racistas, um novo sinal da tensão atual entre ambas as partes.

"Não permitirei que (Ana Brnabic) entre em Kosovo, enquanto for portadora de uma ideologia racista e ilegal contra o povo de Kosovo", postou o ministro das Relações Exteriores kosovar, Behgjet Pacolli, em sua conta no Facebook.

Na quarta-feira, Ana Brnabic atacou os líderes de Kosovo: "gente que literalmente sai da selva", "terroristas sem condenar", ou ainda, "o pior tipo de populista".

Os dirigentes sérvios visitam regularmente as zonas de maioria sérvia de Kosovo, visitas as quais Pristina costuma aprovar.

O presidente kosovar, Hashim Thaçi, e o primeiro-ministro Ramush Haradinaj são antigos dirigentes da guerrilha kosovar-albanesa que combateram as tropas sérvias durante a guerra de 1998-99. Belgrado os acusa de crimes de guerra. O conflito deixou 13.000 mortos, a maioria kosovar-albanês.

A Sérvia não reconhece a independência de Kosovo, sua antiga província sul, na qual ainda vivem cerca de 120.000 sérvios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)