(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guerra comercial com a China ameaça acesso dos EUA a terras raras


postado em 28/05/2019 20:03

A guerra comercial de Washington com Pequim ameaça o acesso dos Estados Unidos às terras raras produzidas pela China, um ingrediente crucial para a alta tecnologia, informou a agência oficial chinesa na quarta-feira.

Essas declarações são feitas depois que o presidente chinês, Xi Jinping, visitou uma fábrica de tratamento de terras raras na semana passada, o que foi interpretado como uma ameaça tácita aos Estados Unidos.

A guerra comercial entre Washington e Pequim queimou uma nova etapa com a projeção tecnológica da Huawei, fabricante chinesa de smartphones.

A China produz 90% de terras raras do planeta, um conjunto de 17 metais essenciais na fabricação de produtos tecnológicos, como smartphones, telas de plasma ou veículos elétricos.

"Mesmo se a demanda interna for uma prioridade, a China faz tudo o que pode para responder à demanda mundial de terras raras se forem utilizadas para objetivos legítimos", comentou nesta terça-feira a agência estatal Nova China.

"No entanto, se alguém quer utilizar terras raras importadas contra a China, o povo chinês irá se opor", acrescentou.

Durante sua visita à fábrica na semana passada, Xi havia destacado que "as terras raras são um importante recurso estratégico".

"Somente no caso de termos uma tecnologia independente, poderemos ser invencíveis", acrescentou o presidente chinês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)