(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kushner promove plano de paz dos EUA no Oriente Médio


postado em 28/05/2019 18:06

Jared Kushner, assessor e genro e do presidente americano Donald Trump encarregado de elaborar um plano de paz israelense-palestino, viaja nesta semana ao Oriente Médio, um novo impulso para o plano de paz para a região prometido durante muito tempo.

A viagem, anunciada nesta terça-feira pela Casa Branca, chega em meio a uma onda de movimentos de outras administrações para terceiras alianças com países árabes contra Irã e deslocamento de navios de guerra e de bombardeiros na região.

Kushner viajará para Marrocos, Jordânia e Israel de 27 a 31 de maio acompanhado por seu braço direito, Jason Greenblatt, e pelo emissário americano para o Irã, Brian Hook, informou uma fonte do executivo que pediu anonimato.

Depois de numerosas tentativas fracassadas de seus antecessores, o governo do presidente Donald Trump possivelmente revelará o plano no mês que vem. No entanto, a Autoridade Palestina já anunciou que não participará por considerar que o texto tem um forte viés a favor de Israel.

Os palestinos boicotam as iniciativas do governo americano desde que Trump rompeu com décadas de consenso internacional ao reconhecer Jerusalém como capital de Israel em dezembro de 2017.

Espera-se que Washington anuncie aspectos econômicos do plano de paz em uma conferência no Bahrein em 25 e 26 de junho.

Os líderes políticos palestinos afirmam que boicotarão ao evento, assim como empresários, o que aumenta as dúvidas em torno das possibilidades de sucesso do plano.

"Qualquer projeto econômico sem uma solução política é vender uma ilusão", disse Arafat Asfour, presidente do Palestine Trade Center.

Kushner, encarregado há dois anos por Trump para alcançar o acordo definitivo entre israelenses e palestinos, irá depois, a partir de 1 de junho, a Montreux, na Suíça, e depois a Londres, onde participará da visita de Estado de Trump ao Reino Unido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)