(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China diz que negociações com EUA devem se basear no 'respeito mútuo'


postado em 27/05/2019 07:36

A China declarou nesta segunda-feira que qualquer negociação comercial com os Estados Unidos deve se basear no "respeito mútuo" e na igualdade, depois que o presidente Donald Trump disse que há "boas chances" de chegar a um acordo.

"Nós sempre dissemos que as diferenças entre os dois países devem ser resolvidas por meio de negociações e consultas amistosas", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Lu Kang.

Nesta segunda, à margem de uma visita ao Japão, Trump assegurou que "dentro de algum tempo, a China e os Estados Unidos fecharão um formidável acordo comercial e esperamos esse momento com entusiasmo".

As duas maiores potências econômicas do mundo negociam desde janeiro um acordo para acabar com a guerra comercial iniciada no ano passado, que resultou em tarifas punitivas mútuas sobre centenas de milhares de dólares de mercadorias.

Mas a tensão aumentou este mês, depois que Trump decidiu impor um novo aumento de tarifas a mais de 200 bilhões de dólares de produtos chineses.

Também contribuiu para o conflito a recente decisão do governo americano de colocar a Huawei em sua lista negra de empresas que ameaçam a segurança nacional, levando companhias como o Google a cortar os laços com a fabricante chinesa de telefones celulares.

"Temos visto diferentes declarações sobre as negociações, inclusive de altos funcionários americanos", disse o porta-voz chinês.

"Às vezes dizem que um acordo será alcançado em breve e outra que será difícil chegar a um acordo", mas "a posição da China tem sido constante", ressaltou Lu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)