(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Médicos retomam tratamento para manter francês em estado vegetativo com vida


postado em 21/05/2019 12:19

Os médicos que atendem Vincent Lambert, o francês em estado vegetativo que tornou um símbolo no debate sobre a eutanásia, retomaram nesta terça-feira o tratamento que o mantém vivo, determinado na segunda-feira por um tribunal até o pronunciamento de um comitê da ONU sobre o caso.

"Foi retomada a alimentação e a hidratação de Vincent Lambert a sedação foi interrompida", afirmou Jean Paillot, advogado dos pais do paciente tetraplégico, que compareceu ao hospital de Reims para verificar se os médicos obedeceram a decisão do tribunal de apelações de Paris.

O tribunal surpreendeu na segunda-feira à noite ao determinar o reinício dos tratamentos para manter Lambert, de 43 anos, com vida, poucas horas depois da interrupção.

A mãe de Vincent Lambert, contrária à interrupção do atendimento que o filho recebe há mais de uma década, quer a transferência para outro hospital.

O Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) da ONU havia solicitado em 3 de maio que a França não suspendesse o atendimento até que o organismo examinasse o tema, mas Paris considerou que a decisão não era vinculante.

"Independente do caráter obrigatório ou vinculante da medida de suspensão solicitada pelo Comitê, o Estado francês se comprometeu a respeitar o pacto internacional", afirmou o tribunal parisiense.

O caso de Vincent Lambert, que sofreu um acidente de trânsito em 2008 que o deixou com danos cerebrais irreversíveis, dividiu sua própria família e gerou um grande debate na França sobre a eutanásia e a morte digna.

Os pais de Lambert, católicos fervorosos, são contrários a encerrar a vida do filho e recorreram sistematicamente contra as decisões para interromper o atendimento médico.

A esposa de Lambert, Rachel, cinco de seus irmãos e um sobrinho, François, lutam há vários anos para desligar os aparelhos e denunciam uma crueldade terapêutico. Eles afirmam que Vincent Lambert não gostaria de ser mantido vivo com máquinas, mas não deixou nenhuma decisão por escrito.

"É realmente abjeto", reagiu François Lambert, sobrinho do paciente, em uma entrevista à rádio Europe 1.

"Eu não acredito mais na dor dos pais de Vincent. Acredito que o ativismo assumiu o comando há vários anos", criticou.

Na véspera, os advogados Jean Paillot e Jérôme Triomphe, que representam os pais de Lambert, apresentaram um último recurso ante o Conselho de Estado e outro ante a Corte Europeia de Direitos Humanos.

Mas o tribunal europeu rejeitou o recurso, considerando que não havia nenhum "elemento novo" que o fizesse "adotar uma posição diferente" da de 2015, quando concluiu que parar de alimentar e hidratar este homem não consistia uma violação do direito à vida.

Os advogados igualmente encaminharam a questão para um órgão da ONU, o Comitê dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), que solicitou à França que não suspendesse os cuidados até que o mérito da questão fosse examinado.

Mas a França não é obrigada a respeitar este pedido, afirmou então a ministra da Saúde Agnès Buzyn.

O Vaticano mais uma vez reagiu a respeito do caso e pediu "soluções efetivas para proteger a vida" de Lambert.

"Esperamos que soluções efetivas sejam encontradas o mais rápido possível para proteger a vida de Lambert", solicitou o Vaticano em um comunicado assinado pelo cardeal Kevin Farrell, chefe do ministério para os Laicos, a Família e a Vida e pelo presidente da Academia Pontifícia para a Vida, monsenhor Vincenzo Paglia.

"Alimentar uma pessoa doente nunca é uma forma de crueldade terapêutica irracional, até que a pessoa possa absorver nutrição e hidratação e que não cause sofrimento intolerável ou seja prejudicial ao paciente", explicaram os eclesiásticos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)