(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ataque em mercado de pescadores na RDC faz 19 mortos


postado em 19/05/2019 11:50

Dezenove pessoas morreram e oito ficaram feridas em um ataque por homens armados contra um mercado de peixe nas margens do lago Alberto, em Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo, segundo informou uma autoridade local.

"Dezenove corpos foram encontrados na aldeia de Tara às margens do lago Alberto", onde oito outras pessoas ficaram feridas, disse à AFP Mulindo Pilo, chefe do setor de Bahema Norte, no território de Djugu.

Tara está localizada 80 km ao sul de Bunia, capital da província de Ituri.

"O ataque aconteceu na quarta-feira. Bandidos armados dispararam contra um grupo de pessoas que estava no mercado à beira do lago", informou.

A Missão das Nações Unidas na RDC (MONUSCO) falou sobre este ataque na sexta-feira, sem dar mais detalhes e considerou o envio de uma equipe para a área.

Segundo o chefe do setor "as vítimas são pescadores e clientes que vieram comprar peixes de Kasenyi e Chomia", localizados a cerca de 30 km do local do crime.

A região aurífera de Ituri, e mais particularmente o território de Djugu, foi palco de episódios de violência no final de 2017 e início de 2018. Os confrontos foram travados entre milícias das comunidades hema (criadores de animais) e lendu (agricultores).

Estes confrontos deixaram mais de cem mortos no início de 2018 e provocaram o deslocamento de mais de 300.000 pessoas dentro da província ou para Uganda, do outro lado do lago Alberto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)