Jornal Estado de Minas

Policiais afegãos são mortos por engano em ataque dos EUA

Um bombardeio aéreo americano matou por engano ao menos oito policiais afegãos que combatiam os talibãs no sul do Afeganistão na noite de quinta-feira, segundo informações oficiais divulgadas nesta sexta (17).

Durante intensos combates com os talibãs em Lashkar Gah, na província de Helmand, "nossos parceiros afegãos pediram apoio aéreo de precisão", informou o porta-voz do exército dos Estados Unidos no Afeganistão, o coronel David Butler.

O militar explicou que uma "unidade de coordenação afegã" havia "indicado e confirmado que as áreas estavam livres de forças amigas", mas que "infelizmente não estavam e ocorreu um trágico acidente".

"Forças de segurança afegãs e combatentes talibãs morreram durante estes bombardeios", acrescentou.

"Lamentamos estas trágicas perdas de vidas de nossos parceiros" e "examinamos o mal entendido para garantir que não se repita", declarou o coronel Butler.

O número de mortos varia, segundo as fontes, entre 8 e 18 policiais mortos e uma dezena de feridos.

O porta-voz do governador da província de Helmand, Omar Zwak, confirmou à AFP o bombardeio aéreo e disse que oito policiais morreram e 12 estão feridos.

Nasrat Rahimi, porta-voz do ministério do Interior, informou à imprensa que esse número seria de oito policiais mortos e 11 ferido.

Já Ataullah Afghan, chefe do conselho provincial de Helmand, informou que seriam 18 policiais mortos e 14 feridos.

Apenas as forças aéreas afegã e americana realizam operações por ar em apoio às tropas em terra. Os ataques contra talibãs e membros do Estado Islâmico se intensificaram nos últimos meses.

Segundo o comando da Força Aérea americana, os Estados Unidos lançaram 7.362 bombas no Afeganistão em 2018, o número mais alta desde 2010.

Em 2017, 16 policiais afegãos morreram por erro de um bombardeio americano em Helmand.

O número de civis mortos nestes ataques também aumentou neste ano, segundo a ONU.

.