(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputados austríacos proíbem véu islâmico nas escolas primárias


postado em 15/05/2019 21:25

Os deputados da Áustria aprovaram nesta quarta-feira uma lei que proíbe o uso do véu islâmico nas escolas primárias, uma medida proposta pela coalizão governamental de direita e extrema-direita.

Para evitar acusações de discriminação contra os muçulmanos, o texto faz referência a "qualquer vestimenta de influência ideológica ou religiosa que cubra a cabeça".

Apesar disso, as duas correntes da coalizão governamental, os conservadores (OVP), do chanceler Sebastian Kurz, e a extrema-direita (FPO) indicaram claramente que a lei visava o véu islâmico.

O porta-voz do FPO para Educação, Wendelin Moelzer, explicou que a lei é "um sinal contra o Islã político", enquanto o deputado do OVP Rudolf Taschner garantiu que o texto é necessário para proteger as meninas da "submissão".

O governo deixou claro que essa norma não se aplica ao quipá, a boina usada pelos homens judeus.

A organização de muçulmanos austríacos IGGO já havia classificado a proposta de "vergonhosa" e de "tática de distração", e garantiu que em qualquer caso afetaria a um número ínfimo de alunos.

Quase todos os deputados da oposição votaram contra, e alguns acusam o governo de preferir gerar polêmicas do que se preocupar com o bem-estar das crianças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)