(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ataque 'terrorista' mata 28 soldados do Níger


postado em 15/05/2019 21:07

Um ataque "terrorista" contra uma coluna de veículos do Exército do Níger matou 28 militares nesta terça-feira na região de Tillaberi, na zona de fronteira com o Mali, onde em 2017 morreram quatro soldados americanos em uma emboscada.

"No dia 14 de maio, por volta das 08H00 local [04H00 Brasília], na zona norte de Mangaize [região de Tillaberi], uma coluna das Forças Armadas do Níger (FAN) em movimento foi atacada por terroristas fortemente armados com artefatos explosivos improvisados".

Um primeiro boletim do ministério da Defesa informava "17 mortos, seis feridos e onze desaparecidos, além de dois veículos calcinados", mas na noite desta quarta-feira um oficial confirmou a AFP que foram localizados os corpos dos desaparecidos.

"Foram enviados reforços ao setor para perseguir e neutralizar os agressores, que se dirigiram para o Norte [fronteira com o Mali]", segundo o ministério da Defesa.

Uma fonte militar assinalou que a "emboscada" foi praticada por um "grupo terrorista integrados por centenas de homens armados vindos do Norte", e ocorreu durante a noite e não pela manhã.

"Um veículo capotou sobre um dispositivo explosivo, o que deflagrou o tiroteio", segundo outro militar.

Segundo o site Actuniger, o grupo atacado era integrado por "52" soldados e "caiu em uma emboscada de homens fortemente armados na terça-feira, por volta das 15H00 (11H00 Brasília) em Baley Beri, próximo a Tongo Tongo", e "os combates, de rara violência, duraram mais de duas horas".

O governo decretou luto nacional de três dias a partir desta quinta-feira.

No dia 4 de outubro de 2017, quatro militares americanos e cinco soldados do Níger morreram em um ataque de jihadistas na vila de Tongo Tongo, cerca de 20 km ao sul do Mali.

O Pentágono explicou que o propósito original da operação era capturar um líder do grupo jihadista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Doundoun Cheffou, suspeito de sequestrar um americano.

O Níger abriga bases militares francesas e americanas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)