(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polônia cancela visita de autoridades israelenses após polêmica


postado em 13/05/2019 07:31

A Polônia anunciou, nesta segunda-feira (13), que cancelou uma visita de autoridades israelenses devido a sua intenção de retomar a questão da restituição de bens judeus em herança jacente após o Holocausto, um tópico que Varsóvia considera resolvido.

"A Polônia decidiu cancelar a visita de autoridades israelenses depois que a parte israelense anunciou mudanças de última hora na composição de sua delegação, sugerindo que as conversas se concentrariam principalmente em questões relacionadas à restituição de bens" judeus, informou o ministério polonês das Relações Exteriores em um comunicado.

A delegação israelense deveria desembarcar em Varsóvia nesta segunda. Até agora não houve reação das autoridades israelenses.

Milhares de pessoas convocadas pela extrema direita protestaram no sábado em Varsóvia sob o slogan "Stop 447", contra a lei americana que leva este número. Assinada pelo presidente Donald Trump em maio de 2018, a lei apoia a restituição de bens judeus em situação de herança jacente após o Holocausto.

Apelidada JUST (Justice for Uncompensated Survivors Today), a lei 447 exige que o Departamento de Estado informe o Congresso sobre os progressos realizados por alguns países - entre eles Polônia - para restituir os bens judeus confiscados durante a Segunda Guerra mundial.

Cerca de 3,2 milhões de judeus viviam na Polônia antes da guerra - uma comunidade presente há séculos nesse país - o que correspondia a 10% da população.

O partido conservador atualmente no poder na Polônia, bem como a oposição centrista e liberal, minimizaram a importância dessa lei.

Mas, com a aproximação das eleições europeias e um aumento do antissemitismo na Polônia, uma aliança de partidos e grupos nacionalistas lançaram uma campanha a este respeito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)