(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quatro homens detidos na Irlanda do Norte por morte de jornalista


postado em 09/05/2019 09:07

Quatro homens foram detidos nesta quinta-feira no âmbito da investigação sobre a morte da jornalista Lyra Mckee, em 18 de abril em Londonderry, cuja responsabilidade foi admitida pelo grupo dissidente republicano Novo IRA, informou a polícia da Irlanda do Norte.

"Quatro homens de 15, 18, 38 e 51 anos foram detidos na cidade (de Londonderry) esta manhã, em relação aos atos violentos registrados nas ruas de Creggan na noite da morte de Lyra Mckee", afirmou o comissário Jason Murphy.

Eles estão em prisão provisória e são interrogados pela polícia em Belfast.

De acordo com as autoridades norte-irlandesas, McKee, 29 anos, morreu ao ser atingida por um tiro disparado por um homem que abriu fogo contra um grupo de policiais durante distúrbios no bairro católico de Creggan em Londonderry.

O Novo IRA admitiu sua responsabilidade em 23 de abril, em uma declaração ao jornal The Irish News, na qual pediu "sinceras desculpas à companheira, à família e aos amigos de Lyra McKee", que morreu "tragicamente quando estava perto das forças inimigas".

A morte da jornalista provocou grande comoção no Reino Unido e na vizinha República da Irlanda, com as recordações do conflito sangrento entre republicanos e unionistas que sacudiu a província britânica da Irlanda do Norte durante 30 anos, deixando quase 3.500 mortos.

A violência entre nacionalistas, majoritariamente católicos e partidários da reunificação da Irlanda, e unionistas protestantes, defensores da permanência como parte da Coroa britânica, chegou ao fim em 1998 com o Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa, que determinou a retirada das forças britânicas e o desarmamento do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Persistem, no entanto, pequenos grupos de republicanos dissidentes que lutam pela reunificação da Irlanda, inclusive com o uso da violência como o Novo IRA, criado em 2012.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)