(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tarifas farão parte de mecanismo de cumprimento do acordo EUA-China


postado em 03/05/2019 15:51

A forma de eliminar as tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos chineses será parte de um mecanismo para o cumprimento do eventual novo acordo entre as duas potências, disse o vice-presidente Mike Pence nesta sexta-feira.

Em uma entrevista à CNBC, ele também disse que o presidente Donald Trump continua "muito esperançoso" sobre as negociações comerciais em curso entre Washington e Pequim - que, segundo as autoridades, estão se aproximando da conclusão.

"A maneira pela qual as tarifas seriam reduzidas fará parte de um mecanismo de cumprimento, e tudo isso é uma questão de negociação no momento", disse Pence.

Autoridades chinesas chegarão a Washington na quarta-feira para continuar as negociações que começaram nesta semana em Pequim.

No ano passado, as duas maiores economias do mundo impuseram tarifas sobre mais de 360 bilhões de dólares em bens importados, e Washington acusou Pequim de buscar a dominação global usando práticas injustas, como transferência forçada de tecnologia e intervenção do Estado em grande escala nos mercados.

As tarifas atingiram o setores agrícola e industrial de ambos os lados.

Mas autoridades americanas exigiram que qualquer acordo tenha mecanismos para impedir que a China desrespeite seus compromissos.

Negociadores norte-americanos se recusaram a dizer publicamente se vão aumentar as tarifas como parte do acordo ou mantê-las como garantia de cumprimento.

"Tivemos uma reunião positiva aqui na Casa Branca ontem", comentou Pence. "Vamos receber o vice-primeiro-ministro na próxima semana e as negociações continuam. O presidente Trump continua muito esperançoso", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)