(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Família chinesa denuncia fraude de US$ 6,5 milhões em doação para Stanford


postado em 03/05/2019 06:26

A mãe de uma estudante chinesa admitiu nesta sexta-feira que pagou 6,5 milhões de dólares ao homem que está no centro do escândalo de pagamentos para a admissão em grandes universidades americanas, mas afirmou que acreditava estar fazendo uma doação para Stanford.

O mundo acadêmico americano foi abalado por um escândalo de subornos milionários coordenado por William "Rick" Singer, que se declarou culpado de trabalhar com treinadores, administradores universitários e monitores de exames corruptos para que os filhos de famílias ricas conseguissem entrar em universidades de prestígio.

A fraude de 25 milhões de dólares, que foi revelada pela justiça americana no início do ano, resultou em acusações contra quase 50 pessoas, incluindo atrizes de Hollywood.

Os casos revelados envolviam pais que pagaram entre 15.000 e 600.000 dólares para assegurar as vagas de seus filhos.

Mas no início da semana, a imprensa americana informou que Singer havia recebido 6,5 milhões de dólares de uma família chinesa cuja filha, Yusi Zhao, foi admitida em Stanford em 2017.

Nesta sexta-feira, os advogados de Hong Kong da mãe da jovem divulgaram um comunicado. O texto afirma que Singer fez com que ela acreditasse estar fazendo uma doação para pagar os salários dos funcionários de Stanford e para bolsas de estudo.

"A doação é da mesma natureza que muitos pais ricos já fizeram abertamente para universidades de prestígio", afirma o comunicado, antes de informar que o pagamento aconteceu um mês após a matrícula da filha em Stanford.

"Desde que os assuntos relacionados a Singer e sua fundação foram amplamente divulgados, a senhora Zhao percebeu que foi enganada. Se aproveitaram de sua generosidade e sua filha foi vítima da fraude", completa o texto.

O escritório de advocacia Mayer Brown se negou a divulgar o nome completo da mãe ou a informar se Yusi Zhao permanece na prestigiosa universidade da Ivy League.

O jornal New York Times informou que o pai da jovem fez fortuna com a medicina tradicional chinesa e suplementos para a saúde.

Os promotores americanos não apresentaram acusações contra a família.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)