(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Imperador Naruhito ascende formalmente ao trono no Japão


postado em 01/05/2019 00:25

O novo imperador do Japão, Naruhito, ascendeu formalmente nesta quarta-feira ao Trono do Crisântemo, em uma cerimônia solene realizada um dia após a abdicação de seu pai, Akihito, a primeira em dois séculos.

Naruhito era oficialmente imperador desde o primeiro minuto do dia, mas nesta quarta-feira herdou os objetos sagrados que lhe conferem legitimidade como monarca japonês.

A cerimônia foi fechada às mulheres, incluindo a esposa de Naruhito, a imperatriz Masako.

A ascensão ocorreu no primeiro dia da nova era imperial, a Reiwa ("Bela Harmonia"), que se estenderá por todo o reinado de Naruhito.

No Salão do Pinheiro, no Palácio Imperial japonês, Naruhito, 59 anos, foi apresentado aos objetos sagrados deixados por Akihito, incluindo a espada e o selo real.

Em seu primeiro discurso, Naruhito se comprometeu a estar sempre junto ao povo japonês, e fez um apelo à paz mundial.

O imperador jurou "atuar de acordo com a Constituição (...) e orientar sempre" seus "pensamentos para o povo, e estar junto a ele".

Naruhito disse ainda que bucará seguir o caminho trilhado por seu pai, o popular Akihito, considerado o primeiro imperador a tratar de aproximar a família real dos cidadãos japoneses, especialmente durante os desastres naturais.

"Quando penso nas importantes responsabilidades que assumi, me sinto repleto de um sentimento solene", revelou Naruhito, que prometeu "ter em mente o caminho percorrido pelos imperadores passados" e estar empenhado em melhorar constantemente.

Em nome do povo japonês, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse estar "determinado a criar um futuro brilhante para um Japão orgulhoso, repleto de paz e esperança em um momento em que a situação internacional muda dramaticamente".

Apenas no dia 22 de outubro Naruhito e Masako aparecerão vestidos com os elaborados trajes imperiais, em uma cerimônia no Palácio, antes de um desfile pela capital.

O novo imperador receberá a saudação dos primeiros chefes de Estado no final do mês de maio, incluindo a do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

- Aberto ao mundo -

Naruhito não esconde suas críticas ao asfixiante modo de vida da família imperial japonesa, especialmente no que diz respeito ao sofrimento da princesa Masako, que enfrenta grandes dificuldades para se adaptar a esse ambiente.

"Em várias ocasiões apontou que a casa imperial tinha que se adaptar com as transformações da sociedade. Não esperamos, portanto, que seja uma réplica exata de seu pai, ainda que mantenha certa continuidade", disse à AFP Kenneth Ruoff, diretor do centro de estudos japoneses da Universidade de Portland, nos Estados Unidos.

"Por exemplo, fará as coisas com uma perspectiva mais internacional", considerou.

Nascido em 23 de fevereiro de 1960, Naruhito foi o primeiro príncipe que cresceu sob o mesmo teto que os seus pais, ao invés de ser educado por instrutores e tutores.

Na década de 1980 estudou durante dois anos na Universidade de Oxford, no Reino Unido, após obter um diploma em história no Japão.

Assim, pode viver por um tempo longe das rígidas amarras da vida imperial em seu país, misturando-se com outros estudantes e com a família real britânica.

Em 1993 se casou com Masako Owada, nascido em 1963 em uma família de diplomatas e formada nas universidades de Harvard e Oxford. Poliglota, acostumada a viajar pelo mundo renunciou a uma promissora carreira como diplomata para entrar na família imperial.

Mas é difícil para Masako suportar uma existência cheia de regras estritas da Agência da Casa Imperial.

Entre outras coisas, sofreu enorme pressão para ter um filho, já que a sucessão imperial no Japão é patrilineal. O estresse aumentou quando, em 2001, deu à luz uma menina, a princesa Aiko, única descendente do casal.

- Obrigações -

Em 2004, Naruhito, que havia prometido "protegê-la a qualquer preço", acusou o protocolo de asfixiar a personalidade de sua esposa, causando comoção na Corte.

"Nos últimos 10 anos, a princesa Masako se esforçou para se adaptar à vida da família imperial. Eu fui testemunha, esta empreitada a deixou totalmente esgotada", declarou.

E a jornalistas japoneses e estrangeiros acrescentou: "Também é preciso dizer que sua antiga carreira e sua personalidade dinâmica foram, em certo sentido, negadas".

No mesmo ano, o Palácio revelou que Masako recebia um tratamento quase desde que contraiu matrimônio para uma doença chamada como "problema de adaptação". Após uma repreensão da família, Naruhito voltou atrás e pediu desculpas por suas declarações, mas nunca deixou de expressar compaixão para com sua esposa e pediu "novas obrigações imperiais" adaptadas à evolução da sociedade.

Naruhito e Masako "não vão poder realizar tantas atividades como o casal imperial atual" devido à saúde de Masako, considera Hideya Kawanishi, professor de história da Universidade de Nagoya.

Vão "cumprir com suas obrigações de maneira progressiva", advertiu o príncipe em coletiva de imprensa no ano passado, antes de uma visita à França sem a companhia de Masako.

Em uma declaração publicada por ocasião de seu aniversário em dezembro, Masako disse que se recuperava progressivamente e considerou que poderá "cumprir com mais obrigações do que antes".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)