O presidente Jair Bolsonaro manifestou o apoio do Brasil "ao processo de transição democrática" na Venezuela, onde militares se rebelaram em apoio ao líder opositor Juan Guaidó, que busca derrubar o presidente chavista Nicolás Maduro.
"O Brasil acompanha com bastante atenção a situação na Venezuela e reafirma o seu apoio na transição democrática que se processa no país vizinho. O Brasil está ao lado do povo da Venezuela, do presidente Juan Guaidó e da liberdade dos venezuelanos", escreveu no Twitter.
Leia Mais
Veículo blindado passa por cima de manifestantes opositores em CaracasChefe da ONU pede que todas as partes evitem a violência na VenezuelaBolsonaro diz que acompanha 'com bastante atenção' situação da VenezuelaVeículo blindado passa por cima de manifestantes opositores em CaracasPolíticos brasileiros se dividem quanto à situação política da Venezuela
Em outro tuite, Bolsonaro escreveu que o Brasil "se solidariza com o sofrido povo venezuelano escravizado por um ditador apoiado pelo PT, PSOL e alinhados ideológicos. Apoiamos a liberdade desta nação irmã para que finalmente vivam uma verdadeira democracia".
Bolsonaro, cujo governo descartou participar em uma intervenção militar estrangeira, está reunido no Palácio do Planalto em Brasília com vários ministros para discutir a tensão no país vizinho.
Esta manhã, o chanceler Ernesto Araújo afirmou em coletiva de imprensa que "é positivo que haja movimento de militares que reconhecem a constitucionalidade do presidente Juan Guaidó".
"O Brasil apoia o processo de transição democrática e espera que os militares venezuelanos sejam parte desse processo de transição democrática", assegurou, após se reunir com seu colega alemão Heiko Maas.
.