(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente chinês pede que jovens 'amem' o partido comunista


postado em 30/04/2019 08:42

O presidente chinês Xi Jinping pediu nesta terça-feira aos jovens que sejam fieis ao Partido Comunista, em um discurso patriótico para celebrar o centenário de uma manifestação estudantil que marcou a história do país.

Xi falou por uma hora no Palácio do Povo em homenagem ao "Movimento de 4 de maio" de 1919, quando estudantes de Pequim protestaram contra o imperialismo das potências ocidentais.

Este movimento é considerado a primeira manifestação de estudantes da história da China. Seu centenário coincide com outro aniversário sensível para o regime comunista: este 4 de junho será o 30º aniversário da repressão da praça da Paz Celestial (Tiananmen), que encerrou seis semanas de manifestações estudantis contra a corrupção e em favor da democracia.

"Uma pessoa se cobre de vergonha se não é patriota, se engana ou trai a pátria", disse Xi Jinping. "Não há lugar para esse tipo de gente", ressaltou a uma plateia de milhares de jovens, soldados, trabalhadores e membros do PCC.

"Na China de hoje, a essência do patriotismo consiste em combinar amor ao país com amor ao Partido e ao socialismo", insistiu Xi, que desde que chegou ao poder no final de 2012 reforçou o controle do PCC na sociedade chinesa.

"Na Nova Era, os jovens chineses escutam a palavra do Partido e marcham sobre esses passos", disse ele, referindo-se à "nova era do socialismo chinês".

O movimento de 4 de maio de 1919, no qual cerca de 3.000 estudantes da Universidade de Pequim marcharam par a praça Tiananmen, iniciado pela decisão das potências ocidentais de entregar para o Japão as concessões alemãs na China após a Segunda Guerra Mundial.

Este primeiro movimento estudantil é considerado pioneiro na história da modernização cultural e política da China.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)