(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nova tentativa de formar governo na Irlanda do Norte após morte de jornalista


postado em 26/04/2019 14:52

Os dirigentes da Irlanda e do Reino Unido anunciaram na sexta-feira a retomada do diálogo para formar um novo executivo na Irlanda do Norte, uma província britânica sem governo regional desde 2017, após o assassinato, há uma semana, de um jornalista de paramilitares dissidentes.

"Nós concordamos em estabelecer um novo processo de negociações políticas, envolvendo todos os principais partidos políticos da Irlanda do Norte, junto com os governos do Reino Unido e da Irlanda", anunciou a primeira-ministra britânica Theresa May em um comunicado conjunto com seu homólogo irlandês, Leo Varadkar.

A ministra britânica da Irlanda do Norte, Karen Bradley, e o chanceler irlandês, Simon Coveney, reuniram-se à tarde em Belfast para "estabelecer a abordagem proposta e iniciar o processo de conversações o quanto antes", acrescentaram.

Esta retomada do diálogo, 14 meses após o fracasso da última negociação, ocorre após a morte da jornalista de 29 anos Lyra McKee, que morreu em 18 de abril, quando foi baleada por um dissidente do grupo republicano Novo IRA durante os confrontos com a polícia em Londonderry.

Sua morte causou comoção no Reino Unido e na vizinha República da Irlanda e lembrou o violento conflito entre católicos republicanos e protestantes sindicalistas que abalaram a Irlanda do Norte por 30 anos, deixando cerca de 3.500 mortos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)