(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump assegura que Congresso não vai submetê-lo a um impeachment


postado em 22/04/2019 17:01

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (22) que o Congresso não pode acusá-lo pelas conclusões do relatório de Mueller sobre a interferência eleitoral da Rússia e supostas tentativas do presidente de impedir a investigação.

"Apenas crimes graves e infrações menores podem levar a um julgamento político. Eu não cometi nenhum crime (ou conluio, ou obstrução), então não se pode fazer um impeachment", declarou Trump no Twitter.

"Foram os democratas que cometeram os crimes, não seu presidente republicano! Finalmente o jogo está virando nesta caça às bruxas", acrescentou.

Ao ser questionado pela imprensa se ele se preocupava com a possibilidade de um julgamento político, Trump respondeu: "Nem sequer um pouquinho".

Um documento de 400 páginas resumindo as descobertas da investigação de 22 meses do promotor especial Robert Mueller sobre a trama russa, tornado pública na quinta-feira, absolveu Trump do conluio com Moscou.

O relatório confirmou que agentes russos tentaram interferir nas eleições de 2016 para ajudar Trump a derrotar a candidata democrata Hillary Clinton, incluindo invasão de contas de e-mail.

Além disso, apontou que a equipe de campanha de Trump aproveitou o impacto sobre Hillary, mas não por meio de um acordo deliberado para conspirar com os russos.

Durante a investigação, Trump tentou repetidamente obstruir o trabalho de Mueller, segundo o relatório, mas o promotor especial disse não ser possível decidir se o presidente havia cometido o crime de obstrução da Justiça.

Até agora, os democratas, que controlam a Câmara baixa do Congresso, se abstiveram de solicitar um julgamento político que poderia levar à saída do presidente.

No entanto, comissões influentes da Câmara dos Representantes preveem aprofundar a investigação sobre o que aconteceu e estão pressionando para ter acesso a todo o relatório de Mueller, sem partes censuradas por motivos de segurança ou razões legais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)