(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comissão Europeia condena violência na Irlanda do Norte


postado em 19/04/2019 10:27

A Comissão Europeia condenou, nesta sexta-feira (19), os incidentes da noite anterior em Londonderry, na Irlanda do Norte, onde uma jornalista morreu por disparos - afirmou um porta-voz.

"Vimos as informações sobre o terrível incidente registrado ontem na Irlanda do Norte e que acarretou a morte de uma jornalista. Condenamos tamanha violência", reagiu o porta-voz ao ser questionado pela AFP.

"Temos certeza de que as autoridades britânicas vão determinar as circunstâncias exatas desse trágico episódio", completou.

Uma jornalista de 29 anos morreu baleada na quinta à noite por um homem que atirava contra policiais em Londonderry. A polícia norte-irlandesa trata esta morte como um "incidente terrorista".

O presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Philippe Leruth, pediu às autoridades norte-irlandesas que "garantam uma investigação completa" sobre a morte da jornalista.

"A morte de Lyra McKee é uma perda real para a liberdade de imprensa na Europa e para a jovem geração de jornalistas", acrescentou.

A FIJ destaca que esta é a primeira vez que um jornalista é morto no Reino Unido desde Martin O'Hagan em 2001, abatido por desconhecidos no sudoeste de Belfast.

Em janeiro, a explosão de um carro-bomba em Londonderry fez temer um novo surto de violência de grupos paramilitares em plena tensão sobre o Brexit. A fronteira irlandesa é um dos principais pontos de conflito nas discussões sobre a saída britânica da UE.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)