(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rússia proibirá exportações de petróleo e carvão para Ucrânia


postado em 18/04/2019 10:55

A Rússia proibirá as exportações de produtos petroleiros e de carvão, entre outros artigos, para a Ucrânia, a partir de 1º de junho - conforme decreto do governo assinado nesta quinta-feira (18) pelo premiê Dmitri Medvedev.

Citado pela agência oficial de notícias TASS, Medvedev justificou a medida pela decisão da Ucrânia, há alguns dias, de "ampliar a lista de produtos russos proibidos na Ucrânia", o que obriga Moscou a tomar "medidas de reciprocidade".

A partir de 1º de junho, carvão, petróleo, produtos derivados do petróleo e vários outros bens industriais russos não poderão ser vendidos na Ucrânia.

Estes produtos vão precisar de "autorizações particulares" para serem exportadas, explicou o primeiro-ministro, sem especificar as condições para se obter essas autorizações.

O decreto também proíbe a importação para a Rússia de uma série de bens ucranianos, como roupa, sapatos, papel, equipamento pesado e tubos de aço para a indústria de petróleo e gás.

No ano passado, esses bens representaram 250 milhões de dólares em importações, acrescentou Medvedev.

Essas medidas são anunciadas poucos dias antes do segundo turno da eleição presidencial na Ucrânia, disputado entre o presidente em final de mandato, Petro Poroshenko, e o comediante Volodomir Zelenski.

As relações entre Rússia e Ucrânia se encontram sob tensão desde 2014, quando um movimento pró-europeu provocou a queda do então presidente pró-russo do país.

Na sequência, a Rússia anexou a península da Crimeia e, mais tarde, teve início uma guerra no leste pró-Moscou deste país que já deixou quase 13.000 mortos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)