(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

As reações à prisão de Julian Assange


postado em 11/04/2019 16:07

A prisão do fundador do WikiLeaks Julian Assange, asilado por sete anos na embaixada equatoriana em Londres, provocou reações em todo o mundo.

- ONU:

O Equador expõe Assange a "graves violações de seus direitos humanos", retirando a proteção diplomática, disse a Relatora Especial sobre execuções extrajudiciais, sumárias ou arbitrárias da ONU, Agnes Callamard.

- RÚSSIA:

"A mão da 'democracia' estrangula a liberdade", disse a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, no Facebook.

- GRÃ BRETANHA:

"Ninguém está acima da lei", disse a primeira-ministra britânica Theresa May aos deputados.

- EQUADOR:

"A conduta desrespeitosa e agressiva do senhor Julian Assange, as declarações descorteses e ameaçadoras de sua organização aliada contra o Equador, levaram a situação a um ponto em que o asilo (...) é insustentável e inviável", disse em um vídeo o presidente Lenín Moreno.

- EX-PRESIDENTE EQUATORIANO RAFAEL CORREA:

O presidente equatoriano, Lenin Moreno, é o "maior traidor da história" da América Latina e cometeu "um crime que a humanidade jamais esquecerá", disse Correa, que concedeu asilo quando era presidente.

- AUSTRÁLIA:

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, expressou sua "confiança" de que o fundador do Wikileaks receberá "tratamento justo nos processos judiciais que ele enfrenta no Reino Unido".

- WIKILEAKS:

O Equador "retirou ilegalmente asilo político a Assange em violação ao direito internacional", reagiu a organização fundada por Assange.

- EDWARD SNOWDEN:

"As imagens do embaixador equatoriano convidando a polícia secreta a entrar na embaixada para prender um editor - gostem ou não - de material jornalístico acabarão nos livros de história." Os críticos de Assange podem comemorar, mas é um dia sombrio para a liberdade de imprensa", disse o ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA), refugiado em Moscou.

- BALTAZAR GARZÓN, ADVOGADO DE ASSANGE:

Julian Assange é objeto de uma "perseguição política" dos Estados Unidos, disse Baltasar Garzón, que acusou o presidente equatoriano, Lenin Moreno, de mentir para justificar a retirada do asilo.

- PAMELA ANDERSON:

A atriz americana, fã de Assange, se declarou "em estado de choque" pela prisão e denunciou "o mau aspecto" do fundador do Wikileaks quando ele foi preso. A Grã-Bretanha tornou-se "a puta dos Estados Unidos", tuitou a celebridade e agora defensora dos animais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)