(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Venezuela sofre novo apagão


postado em 10/04/2019 02:31

Caracas e várias outras regiões da Venezuela ficaram sem luz na noite desta terça-feira, na véspera de uma nova jornada de protestos convocada pelo líder opositor Juan Guaidó contra o colapso dos serviços básicos.

O apagão, o maior em uma semana, começou às 23H20 local (00H20 Brasília) e afeta boa parte da capital e importantes áreas de ao menos 20 dos 23 estados do país.

Entre os estados afetados estão Vargas, Miranda, Aragua, Carabobo, Cojedes, Lara, Zulia e Ilha de Margarita, segundo usuários das redes sociais.

O governo e a estatal Corporação Elétrica Nacional (Corpoelec) não deram qualquer explicação sobre as causas ou o alcance da nova queda de energia.

No dia 7 de março, um apagão deixou quase toda a Venezuela sem energia por cinco dias, afetando o fornecimento de água, transportes e serviços de telefonia e internet, levando o governo a suspender as aulas e a reduzir o horário de trabalho.

O governo de Nicolás Maduro afirma que os apagões são provocados por ataques "eletromagnéticos, cibernéticos e físicos" contra a central hidroelétrica de Guri, que produz 80% da energia consumida no país, e acusa os Estados Unidos de estar por trás do problema para gerar caos entre a população.

Mas as falhas elétricas são habituais na Venezuela há anos, e a oposição e especialistas apontam como causas a deterioração da infraestrutura por falta de investimentos e imperícia técnica.

Guaidó, reconhecido como presidente interino por mais de 50 países, convocou para esta quarta-feira uma nova jornada de protestos para tirar Maduro do poder, batizada "operação liberdade".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)