(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pompeo viaja à fronteira da Venezuela em giro por América do Sul


postado em 08/04/2019 21:01

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, visitará no próximo domingo a cidade colombiana de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, como parte de um giro pela América do Sul, que incluirá ainda Chile, Paraguai e Peru, informou nesta segunda-feira o Departamento de Estado.

"O secretário de Estado, Michael Pompeo, viajará a Chile, Paraguai, Peru e Cúcuta, na Colômbia, entre 11 e 15 de abril, para aprofundar as relações dos Estados Unidos no hemisfério ocidental", disse Morgan Ortagus, porta-voz do secretário de Estado.

A visita, a quatro países de governos que como os Estados Unidos defendem a saída do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, do poder, busca "congregar apoio para a democracia na Venezuela".

A Venezuela, que rompeu relações com a Colômbia e mantém os postos de fronteira fechados, está imersa em uma severa crise econômica e política, que já provocou a saída de 2,7 milhões de venezuelanos do país desde 2015, segundo a ONU.

Em Cúcuta, convertida nos últimos anos em palco da crise venezuelana, Pompeo vai "visitar as entidades que apoiam os refugiados venezuelanos e avaliar os desafios causados pelo fechamento da fronteira", revelou Ortagus.

A viagem começará em Santiago, onde na sexta-feira Pompeo se reunirá com o presidente Sebastián Piñera e o chanceler Roberto Ampuero, quando "destacará a liderança regional do Chile" e os laços bilaterais econômicos, científicos e de segurança, destacou o departamento de Estado.

No Peru, Pompeo se reunirá no sábado com o presidente Martín Vizcarra e com o chanceler Néstor Popolizio para debater o apoio aos refugiados venezuelanos, assim como o papel do país ao liderar o Grupo de Lima, o bloco de nações latino-americanas e o Canadá que busca uma saída pacífica para a crise venezuelana.

Os Estados Unidos e todos os membros do Grupo de Lima, exceto o México, declararam ilegítimo o novo mandato de Maduro, iniciado em 10 de janeiro.

Washington tem incrementado a pressão econômica e diplomática sobre Maduro com a esperança de instalar um governo de transição liderado pelo opositor Juan Guaidó, mas Maduro tem se mantido no poder com o apoio dos militares, da Rússia e da China.

Pompeo chegará no sábado ao Paraguai, tornando-se o primeiro secretário de Estado americano a visitar o país desde 1965.

Em Assunção, Pompeo se encontrará com o presidente Mario Abdó, um líder que estudou nos Estados Unidos e é ligado a Washington, mas que recuou na decisão de seu antecessor, Horacio Cartes, de mudar a embaixada paraguaia em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)