(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento argelino se reúne na terça para nomear presidente interino


postado em 06/04/2019 18:25

O Parlamento argelino se reunirá às 05h da próxima terça-feira (hora de Brasília) para nomear um novo presidente interino, anunciou na noite de sábado (6) o Conselho da Nação, câmara alta do Parlamento, em um comunicado citado pela agência oficial APS.

Esta sessão, que reunirá as duas câmaras, foi decidida depois da reunião de quinta-feira, "presidida por Abdelkader Bensalah" que, como presidente do Conselho da Nação, deve assumir a Presidência interina do país por um período máximo de 90 dias, segundo previsto na Constituição.

Será celebrada uma semana depois do anúncio de demissão do presidente Abdelaziz Bouteflika, pressionado para deixar o cargo após 20 anos no poder.

Segundo a Constituição, Bensalah, presidente do Conselho da Nação, deverá organizar uma eleição presidencial no prazo de 90 dias.

"Na terça-feira, o presidente do Conselho da Nação presidirá a reunião do Parlamento para anunciar vacante o posto de presidente da República e depois designar Abdelkader Bensalah como chefe de Estado", declarou à AFP Salim Rebahi, porta-voz da Câmara alta.

Abdelkader Bensalah, de 77 anos, presidente do Conselho da Nação há quase 17 anos, é fiel a Bouteflika.

Bensalah foi deputado, embaixador, alto funcionário, senador, e presidiu as duas casas do Parlamento.

Os manifestantes argelinos, que protestam há um mês e meio contra o poder, voltaram às ruas na sexta-feira para rejeitar qualquer envolvimento do entorno de Bouteflika na transição política.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)