(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suíça aceita representar EUA na Venezuela


postado em 05/04/2019 13:55

A Suíça informou nesta sexta-feira que concordou em representar os "interesses" dos Estados Unidos na Venezuela, depois que Washington retirou seu pessoal diplomático do país, acrescentando que Caracas precisa agora validar o acordo.

O chefe da diplomacia suíça, Ignazio Cassis, e o embaixador americano na Suíça, Edward T. McMullen, assinaram em Berna um acordo em que a Suíça passa a "representar os interesses dos Estados Unidos na Venezuela", anunciou o ministério das Relações Exteriores suíço.

Essa "representação de interesses tratará principalmente dos serviços consulares na Venezuela", acrescentou, observando também que a aplicação desse acordo "ainda depende da aprovação da Venezuela".

"A Venezuela examinará em detalhes a aceitação do mandato da Suíça, se aceitar, o mandato será aplicado", explicou Berna.

Durante sua visita a Washington no início de fevereiro, Cassis discutiu essa medida em suas reuniões com seu colega americano, Mike Pompeo, e com o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton.

"Em meados de março de 2019, o governo americano pediu oficialmente à Suíça que assumisse este mandato", disse o ministério de Relações Exteriores da Suíça.

"Este mandato oferece à Suíça a oportunidade de contribuir para a redução das tensões entre os dois países e ter um papel construtivo para a estabilidade regional", considerou.

Em 23 de janeiro, o presidente venezuelano Nicolás Maduro rompeu relações diplomáticas com os Estados Unidos, que tinha acabado de reconhecer o opositor Juan Guaidó como presidente interino, e ordenou a retirada de todos os seus diplomatas. Washington, no entanto, contestando a legitimidade de Maduro, recusou-se a obedecer.

Em 24 de janeiro, no entanto, o Departamento de Estado removeu todo o pessoal não essencial e as famílias dos diplomatas, e aconselhou todos os seus cidadãos na Venezuela a deixar o país.

Em 12 de março, Pompeo anunciou que os Estados Unidos retirariam todo o pessoal diplomático ainda presente em sua embaixada em Caracas devido ao agravamento da crise na Venezuela.

Não é a primeira vez que a Suíça representa os interesses diplomáticos de outro país. Ela atualmente representa os Estados Unidos no Irã, a Rússia na Geórgia, a Geórgia na Rússia, o Irã na Arábia Saudita, a Arábia Saudita no Irã e o Irã no Egito. Até 2015, a Suíça também representava os Estados Unidos em Cuba.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)