(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa recusa beijo de fiéis em mão com Anel do Pescador; veja vídeo e entenda

Vaticano não disse o motivo que leva Francisco a não querer ter o anel beijado. Gesto do Papa divide opiniões entre os católicos


postado em 27/03/2019 10:11

(foto: Daniel Walker/ AFP )
(foto: Daniel Walker/ AFP )
O papa Francisco surpreendeu a comunidade católica ao recusar que fiéis beijassem o Anel do Pescador. O episódio ocorreu na última segunda-feira, na cidade de Loreto, na Região Central da Itália. Um vídeo do momento está publicado nas redes sociais.

As imagens mostram o chefe de estado do Vaticano recebendo pessoas que participam de uma celebração. Ao se aproximarem do papa, os fiéis se inclinam para beijar o anel papal. Mas com um gesto inesperado e reflexo rápido, Francisco desvia a mão. A joia é um símbolo de autoridade do pontífice.
  

A atitude do papa divide opiniões entre católicos. Fiéis conservadores declaram que o papa argentino está deixando de lado uma tradição religiosa, deturpando costumes da Igreja. Já os progressistas concordam que Francisco almeja uma igreja mais humana, que se aproxime dos fiéis a cada dia, sem atitudes que lembrem o comportamento de um rei. 

O biógrafo papal Austen Ivereigh entrou em defesa do pontífice: "É hora do hábito de beijar os anéis dos bispos desaparecer por completo. É ridículo e não tem nada a ver com tradição. É uma importação das monarquias. Grande parte da pompa em torno dos bispos deveria ser descartada”.

O Anel do Pescador tem esse nome porque remete a Pedro, o primeiro papa, que era um pescador. O anel é um símbolo exclusivo e individual de cada papa, e é destruído logo após a morte do pontífice. A joia é tradicionalmente feita de ouro, porém a de Francisco foi fabricada em prata. Segundo o jornal inglês The Guardian, o Vaticano não informou oficialmente o motivo que levou Francisco a rejeitar o beija-mão dos fiéis.

*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)