(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Parlamento Europeu vota pelo fim do horário de verão no continente

Consulta pública feita pela Comissão Europeia no verão passado teve recorde de 4,6 milhões de votos; 84% do total quer o fim das mudanças sazonais


postado em 26/03/2019 10:28 / atualizado em 26/03/2019 11:30

(foto: Wikipedia)
(foto: Wikipedia)

Tema de discussões acirradas ao longo do ano passado, o Parlamento Europeu votou hoje pelo fim do horário de verão. Mas só a partir de 2021.

O assunto também foi bastante debatido ao longo de 2017 e 2018 no Brasil e, na ocasião, o governo de Michel Temer apenas não abortou a mudança de horários porque o ambiente político estava bastante tumultuado por causa das eleições seguintes, em outubro do ano passado, e houve a avaliação de que era melhor aguardar um período mais calmo para modificar um assunto tão controverso.

Como registrou o Broadcast em agosto passado, a Comissão Europeia fez a proposta de não se ajustar mais os relógios já a partir deste ano após uma pesquisa sobre o tema que obteve participação recorde. O Parlamento Europeu pronunciou-se hoje em Estrasburgo a favor da medida, mas, para os seus membros, o fim das mudanças deveria valer apenas a partir de 2021. A assembleia aprovou um relatório da comissão parlamentar de Transportes por 410 votos a favor, 192 contra e 51 abstenções.

A avaliação do Parlamento foi a de que a proposta da Comissão Europeia era "muito ambiciosa" em relação ao início imediato, considerando que seria "impossível" cumprir o calendário. O que foi proposto é que haverá um tempo para que os estados-membros da União Europeia possam fazer suas próprias consultas públicas e avaliações de impacto das alterações. Dessa forma, caberá a cada país decidir se deseja ou não aplicar o horário de verão. Eles deverão, no entanto, entrar em consenso sobre a escolha das chamadas "horas legais" para proteger o funcionamento do mercado interno. A decisão final deve ser levada a Bruxelas até 1 de abril de 2020.

Pelo relatório, a última mudança obrigatória do horário de verão será o último domingo de março de 2021. Os Estados-membros que optarem pela hora de inverno precisarão acertar mais uma vez os relógios no último domingo de outubro do mesmo ano. O regime atual é regulado por uma diretiva de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam adiantados e, depois, atrasados.

A consulta pública feita pela Comissão Europeia no verão passado no Hemisfério Norte contou com um recorde de 4,6 milhões de votos. A maioria era de alemães (70% dos participantes) e 84% do total pediu o fim das mudanças sazonais. A União Europeia conta atualmente com três fusos horários. Um que engloba Reino Unido, Irlanda e Portugal; outro, que é definido para 17 países, como França, Alemanha e Holanda, por exemplo, e um terceiro, que compreende oito membros da Europa Oriental, como Bulgária, Grécia, Finlândia e Letônia, por exemplo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)