(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

México quer que rei da Espanha e papa peçam perdão pela conquista


postado em 25/03/2019 19:19

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta segunda-feira que enviou uma carta ao rei Felipe VI da Espanha e ao papa Francisco pedindo que peçam perdão pelos danos cometidos contra povos originários durante a conquista espanhola da América.

"Enviei uma carta ao rei da Espanha e outra carta ao papa para que façam um relato de danos e peçam perdão aos povos originários pelas violações ao que agora se conhece como direitos humanos", anunciou López Obrador em vídeo em sua página oficial do Facebook.

O governo espanhol rejeitou "com toda firmeza" o pedido de López Obrador.

"A chegada, há 500 anos, dos espanhóis às atuais terras mexicanas não pode ser julgada à luz de considerações contemporâneas", disse o comunicado do governo espanhol.

Madri "lamenta profundamente" que o presidente mexicano tenha publicado uma carta com este pedido.

"Nossos irmãos sempre souberam ler nosso passado compartilhado sem raiva e com uma perspectiva construtiva, como povos livres com uma herança comum e uma projeção extraordinária", acrescentou o governo da Espanha.

A reação oficial de Madri enfatiza "sua disposição para trabalhar em conjunto com o governo do México e continuar construindo a estrutura apropriada para intensificar as relações de amizade e cooperação entre os dois países, o que nos permite enfrentar os desafios futuros com uma visão compartilhada".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)