(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Forças de segurança limitam violência de coletes amarelos em protestos na França


postado em 23/03/2019 17:47

Milhares de "coletes amarelos" protestaram na França neste sábado. A manifestação foi tranquila, apesar de alguns incidentes esporádicos, no meio de um forte dispositivo de segurança para evitar a repetição de tumultos e saques no último final de semana nos Champs-Elysées, em Paris.

Aproximadamente 40.500 manifestantes voltaram às ruas em todo o país, 5.000 em Paris, segundo o ministro do Interior, Christophe Castaner, para quem "os sinais de firmeza" permitiram "manter a ordem".

Desde as primeiras horas da manhã, dezenas de veículos da polícia, incluindo caminhões blindados e canhões de água, foram posicionados ao longo da famosa avenida parisiense, onde na semana passada os manifestantes saquearam várias lojas de luxo, queimaram quiosques de jornais e destruíram vitrines.

Para evitar mais confusão, as autoridades proibiram o acesso dos manifestantes ao local. Eles também proibiram protestos em um perímetro adjacente dentro do qual fica o palácio presidencial do Eliseu e a Assembleia Nacional.

Com o bloqueio, os "coletes amarelos" não tiveram escolha senão se reunir em outras partes da capital. Várias centenas marcharam ao grito de "Renuncie, Macron!" na praça Denfert-Rochereau, no sul da capital, em direção a Montmartre, no extremo norte da capital.

No último sábado houve 32.000 "coletes amarelos" em toda a França, o que significa que desta vez o número de participantes aumentou novamente, apesar da implantação de segurança. Os participantes da marcha em Paris foram mais numerosos há uma semana, 10.000.

Após a marcha, que ocorreu na calma, alguns incidentes foram registrados quando um grupo de manifestantes quis dirigir-se ao centro da capital. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)